Piramides de Gizé


Acadêmicos: Juliana Moreno Cavalheiro e Tamille Costa Gomez

AS PIRÂMIDES DE GIZÉ

O Egito, cuja capital é o Cairo, localiza-se a nordeste da África. Foi nesta região onde floresceu uma das civilizações mais importantes da Antiguidade. Graças a suas construções, à sua escrita bem estruturada e aos seus desenhos carregados de simbologias, conhecemos um pouco sobre as sociedades egípcias da Antiguidade.
O aspecto cultural do povo do Egito Antigo se orientava basicamente pela religiosidade, que foi responsável pelas grandes construções mortuárias e templos dedicados à divindades. Essas construções abrigavam os restos mortais dos faraós e tudo aquilo que lhes pertencia. De acordo com Proença (1994, p.17) “dessa forma, a arte egípcia concretizou-se, desde o início, nos túmulos, nas estatuetas e nos vasos deixados junto aos mortos. É por isso também que a arquitetura egípcia se realizou sobretudo nas construções mortuárias”. As primeiras construções mortuárias, as Mastabas, eram simples e deram origem às grandes pirâmides.
Janson elucida sobre as características físicas das pirâmides, e das  mastabas que as antecederam, e para quem estas eram construídas :


O desenvolvimento da pirâmide atinge seu ponto culminante durante a Quarta Dinastia, na famosa tríade de grandes pirâmides em Gizé, todas elas com a conhecida forma regular e plana. Originalmente possuíamum revstimento exterior de pedra cuidadosamente polida, que desapareceu, exceto próximo ao topo da pirâmide de Quéfren. Agrupadas ao redor das três grandes pirâmides há várias outras, menores, e um grande número de mastabas para membros da família reale altos oficiais (...) (JANSON, 1996 , p. 27)


A NECRÓPOLE

Español (1992) afirma que o conjunto arquitetônico de Gizé também é conhecido como Necrópole de Gizé, pois no local, além das grandes pirâmides, que podem ser vistas de cima (imagem 2) existem pirâmides menores e diversas mastabas, construções que tinham por objetivo servir de câmara funerária para as famílias mais abastadas, membros da nobreza e oficiais de altas patentes. As mastabas possuíam em sua estrutura uma capela funerária, diversos aposentos destinados a armazéns e a câmara funerária em seu subsolo. Na necrópole de Gizé também se encontra a mais famosa das esfinges, erguida durante o reinado do faraó Quéfren.
O complexo mortuário de Gizé se localiza na cidade homônima, a terceira maior cidade do Egito e considerada como “gêmea” do Cairo, pois distaciam-se apenas 20 km uma da outra, na região conhecida como Vale do Nilo.

QUÉOPS

Também conhecida como a Grande Pirâmide, é a maior das três pirâmides e foi construída para servir de tumba ao faraó Quéops (ou Khufu). Segundo Proença, possui 146 metros de altura, e ocupa uma superfície de 54.300 m2. Contem cerca de 2 milhões e 300 mil blocos de pedra calcárea que pesam entre 2 e 15 toneladas. Conforme Gombrich (1999), foi construída sobre uma base sólida de rochas e seus quatro lados correspondem aos quatro pontos cardeais. A entrada leva a um corredor descendente que termina na primeira câmara mortuária incompleta, porém esta não foi utilizada pelo faraó. Duas outras câmaras também foram construídas, sendo que a terceira tem seu acesso por uma grande galeria. A câmara mortuária do faraó é revestida por granito e seu sarcófago foi encontrado sem a múmia. No lado oeste da pirâmide de Quéops existem três pirâmides menores atribuídas às esposas do faraó.
Esta pirâmide foi construída conforme a orientação de duas estrelas, Orion e Polar, cuja iluminação atingia a câmara interior.

QUÉFREN

A segunda pirâmide foi construída pelo faraó Quéfren, filho de Quéops e seu sucessor, governando por 25 anos. De acordo com Español (1992), possui cerca de 130 metros de altura e 215 metros em cada um de seus lados. Foi construída atrás da pirâmide de Quéops, mas em um local mais elevado. Possui duas entradas no lado norte da pirâmide, sendo que a primeira está ao nível do solo e termina em uma câmara funerária incompleta. A segunda entrada está acima do nível do solo e conduz por um corredor descendente que se transforma em horizontal e termina na câmara real, onde o sarcófago se encontra no lado oeste. No lado leste da pirâmide se encontra o Templo Mortuário, que possui uma ligação com o Templo do Vale e com a Esfinge.

MIQUERINOS

Segundo Proença (1994), a terceira pirâmide foi erguida durante o reinado do filho de Quéfren, Miquerinos (ou Menkaure) e é a menor das três pirâmides de Gizé, com apenas 66 metros de altura e 108 metros de comprimento em cada um de seus lados. O complexo funerário de Miquerinos foi deixado incompleto e terminado por seu filho, Shepseskaf, mas com elementos de adobe e barro que não resistiram ao tempo. O templo associado a pirâmide de Miquerinos é o Templo do Vale, em que algumas partes, como colunas e partes dos corredores foram construídas em pedra, o que possibilitou a preservação ao longo do tempo. Três pirâmides associadas as esposas do faraó estão localizadas no lado oeste da pirâmide.

Imagens:

Imagem 1: Esquema representativo da localização das pirâmides, templos e da esfinge. Foto disponível em: http://pymd.com/Climbing-the-Great-Pyramid.htm
Imagem 2: Necrópole de Gizé. Foto disponível em: < http://www.malapronta.com.br/blog/2011/06/30/fotos-de-gize-no-egito 
Imagem 3: Vista da cidade de Gizé. Foto disponível em: < http://www.malapronta.com.br/blog/2011/06/30/fotos-de-gize-no-egito> 
Imagem 5: Pirâmide de Quéfren. Foto disponível em: < http://www.malapronta.com.br/blog/2011/06/30/fotos-de-gize-no-egito> 
Imagem 6: Pirâmide de Miquerinos (maior) e pirâmides de suas esposas. Foto disponível em: < http://www.malapronta.com.br/blog/2011/06/30/fotos-de-gize-no-egito 

Ou acesse o álbum no PicasaWeb.

Referências:


ESPAÑOL, Francesca. Saber ver: a arte egípcia. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

GOMBRICH, Ernst H. A história da arte. São Paulo: LTC, 1999.

JANSON, H.W; JANSON, Anthony. Iniciação à história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PROENÇA, Graça. História da arte. 16ª edição, São Paulo: Ática, 1994.

_____________. Descobrindo a História da Arte. São Paulo : Ática, 2005.

 As pirâmides de Gizé. Disponível em  <www.descobriregipto.com> . Acesso em 05 de maio de 2012.

 As grandes pirâmides do Egito, em Gizé Disponível em <www.egito-turismo.com>. Acesso em 05 de maio de 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário